9_2012

Dia Mundial do Yoga 2012

 

1000 PESSOAS PARTICIPARAM no DIA MUNDIAL DO YOGA – 2012 – BEJA. Organização da CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA do YOGA, com o apoio da CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA, FUNDAÇÃO INATEL e COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL .

 

A cidade de Beja / Pax Julia – nome obtido devido ao Tratado de Paz firmado entre os Lusitanos, de Viriato, e os romanos de Julius Caesar – 2000 anos depois voltou a ser um centro da Pax Internacional com a celebração do Dia Mundial do Yoga (WYD), a qual contou com o apoio da Câmara Municipal de Beja. 

 

Associados a este Primeiro Dia Mundial Inter Étnico, Inter Cultural e Inter Religioso, Dia da Luz, em que se Celebra o ADN Humano, estiveram Teresa Salgueiro, Maria do Céu Guerra, Janita Salomé, os irmãos Igor e Grichka Bogdanoff – cientistas de renome Internacional, o representante do Bispo de Beja, o Presidente da Câmara Municipal de Beja, e o Imam principal de todas as mesquitas da Índia. 

Teresa Salgueiro cantou na Cerimónia de Abertura um tema do seu mais recente álbum “O Mistério”, Janita Salomé – fez um Kírtana do Yoga com o Coral Orquestra OMKÁRA da Confederação Portuguesa do Yoga e a atriz Maria do Céu Guerra recebeu o Prémio Carreira 2012. Entre outras personalidades estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Beja – Dr. Jorge Pulido Valente, o representante do Bispo de Beja – Cónego António Domingos Pereira, e o representante da Embaixada da Índia – Primeiro Secretário Mr. Nandkishor Pamwar, para além de outras personalidades Nacionais que marcaram presença neste Dia pela Paz Mundial. Estas Celebrações contaram também com a participação e apoio dos principais Mestres do Yoga da Índia, EUA, Espanha, França, Itália, Bélgica, Rússia, Grécia, Argentina, Noruega, Nepal e Dubai, e de Portugal, assim como dos representantes das principais Religiões do Mundo, entre outras individualidades.

A presença das Entidades Oficiais: Dr. Jorge Pulido Valente – Presidente da Câmara Municipal de Beja, Mr. Nandkishor Pamwar – Primeiro Secretário da Embaixada da Índia em Portugal, D.R. Kárthikayan – Conselheiro da Human Rights and Responsibilities e Presidente da Foundation for Peace, Harmony and Good Governance da Índia, Dr. Mario Simões Deputado do PSD e em representação da sua Bancada Parlamentar, Dr.ª Liontina Bastos – Delegada Regional do Alentejo da Fundação Inatel, e Teresa Salgueiro – Cantora.

 

As Maiores Religiões do Mundo juntas , abençoam o Dia Mundial do Yoga e o Planeta 

Os representantes das Principais Religiões e Filosofias deram as mãos em nome da Paz, e abençoaram o Planeta em conjunto, no firme propósito de apelarem aos seus Líderes para que se pare o derramamento de sangue na Humanidade (em nome de um Princípio Criador), enfatizando a riqueza da diversidade, a tolerância e o apelo a que realcemos o que temos em comum em nome da Fraternidade Humana (da direita para a esquerda): Cónego António Domingos Pereira – Vigário Geral da Diocese de Beja – representando o Bispo de Beja e a Igreja Católica; Father Robin – representando a Igreja Católica da Índia; Dr. Nagendra – Presidente da Vivekánanda Yoga University de Bengaluru – Índia e cientista da NASA, representando a Índia; Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája – Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga; Imam Umer Ahmed Ilyasi, Imam Chefe da Índia e Presidente da All India Organization of Imams of Mosques; Abd Al-Latîf representante da Ordem Sufi Naqshbandi; Dr.ª Mary Nelson – representante do Parliament od the World Religions, dos EUA; Pastora Miriam Lopes – Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal; Rietske van Rey – representante da União Budista Portuguesa; Palmira Bastos Ferreira – Comunidade da Fé Bahá’i.

 

As Escolas do Yoga Internacionais e Nacionais 

presentes em força no World Yoga Day: Brahma Kumaris Catarina Palma representante da Organização Brahma Kumaris Internacional e de Portugal, Dr. Nagendra – Presidente da Vivekánanda Yoga University de Bengaluru – Índia e cientista da NASA, Dr. Sharma representando o Keivalyadhama Yoga Institute da Índia, Svámin Parabhakti Dasa representando a ISKCON – Movimento Hare Krshna da Índia, Sai Biria (França) e Patxi Lizardi (Espanha) representando o Mestre BKS Iyengar da Índia, Dr. Gopal Ji – Presidente da Global Yoga Alliance da Índia, Svámin Gopálánanda da Índia, Sat Bir Kalsa neurocientista e professor de Kundaliní Yoga dos EUA, Dr. Dilip Sarkar médico dos EUA, H.H. Sadguru Yogiraj Shrí Shrí Mangeshda – fundador do Kriya Yoga Foundation da Índia, Mahamandaleshvar Yogacharini Pandit Gayatri Devi – Emy Blesio (Italia) – Presidente da International Yoga Confederation da Índia, Mahamandaleshvar Svámin Suryananda – Amadio Bianchi – Presidente da World Movement for Yoga e da European Yoga Federation de Itália, Maestro Madhava Director da YOGA SANATANA DHARMA de Espanha, Mestre Surabhi – Presidente da FEYS – Federação Espanhola do Yoga Satsanga, H.H. Shrí Svámin Shankaratilakánanda Paramahamsa de Espanha, Chandra M. Bhandari – Ex-Embaixador da Índia, Ramón Ruedas – Director and Founder the Centro Integral de Yoga – Sevilla – España, Guru Ji K.B. Madhavan – Director e Fundador do Friends of Yoga do Dubai, Aischwarya Devi – Mary Soukoulis – Fundador do Rája Yoga Center of Art de Atenas – Grécia, Mestra Sandra Xavier – Presidenta da Federação Lusa do Yoga, Mestra Catarina Ferreira – representando as Associações Regionais do Yoga de Portugal que compareceram não só no dia 24 de Junho no Complexo Desportivo Fernando Mamede, como também no dia anterior, na Conferência Mundial do Darshana / Filosofia e Ciência.

Salientamos também a presença do Dr. Bishal Sitaula, Ph.D. – Professor do Department of International Environment and Development Studies Norwegian University of Life Sciences da Noruega, e do Dr. Alfredo H. Lauría – Medical Doctor, Co-director Medicina Ayurveda Universidad Maimónides – Argentina.

 

A Abertura do Dia Mundial do Yoga para Crianças foi feita em palco com uma Demonstração do Yoga para Crianças seguida de uma Aula especialmente dedicada à cerca de uma centena de crianças presentes no Estádio.

 

Ao longo do dia houve diversas actividades comemorativas, entre elas, uma Mega Aula do Yoga para Todos – o Purusha Namaskára, apresentações de Kírtana pelo Coral Orquestra – OMKÁRA, Demonstrações do Yoga pelo PASHUPATI – Grupo de Demonstradores do Yoga Tradicional Avançado para Adultos e Crianças, Dança Indiana pelo Grupo Shiva Rája – Grupo de Dança Clássica da Índia – Bharatnathyam, todos da Confederação Portuguesa do Yoga. Assistiu-se ainda a Demonstrações do Ásana avançado e Dança Indiana pela Global Yoga Alliance da Índia, apresentações do do Yoga, Ásana, e Kírtana pelas diversas Escolas Internacionais e Nacionais, tais como ISKCON – Movimento Hare Krshna, Brahma Kumaris, entre outras.

 

As Comemorações enfatizaram também o trabalho dedicado da UNICEF, da ALMARGEM, e uma Homenagem à segunda Língua Oficial de Portugal – o Mirandês, com leitura de um texto, pelo convidado Dr. António Cangueiro. Realce para a parte da manhã, altura em que a Confederação Portuguesa do Yoga atribuiu o Prémio Gandhi / Sérgio Vieira de Mello, com que destaca todos os anos o trabalho feito em prol da Globalidade Justa, Igualdade Inter-Étnica e Fraternidade e Contribuição Social, atribuído ao atleta Fernando Mamede.

 

O Gr. Mestre do Yoga Jorge Veiga e Castro / H.H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Ji Mahá Rája – Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, falou que “a raça humana precisa de ter consciência que nasceu de um ADN comum, que tem um Planeta para cuidar e que as soluções diplomáticas devem sobrepor-se aos conflitos – por nós, pelos nossos descendentes, e até para que o nosso Planeta tenha um Futuro, e para que se cumpra a Fraternidade Humana Global”. Essa é a razão pela qual “todos os anos praticamos uma Mega Aula do Yoga, que entre outros objectivos, visa a expansão da consciência, e que ao longo dos anos foi atraindo os grandes Mestres da Índia e de todo o Mundo, até Portugal”, acrescentando ainda que “o Yoga transmuta o ADN de cada praticante através das décadas da sua prática”e lembrando que “esta é a maior concentração de Mestres do Yoga fora da Índia”.

No final do Dia foi feita (com música de Zeca Afonso), uma singela Homenagem a Catarina Eufémia, que perto de Beja, em Baleizão, deu a vida pelos seus ideias democráticos, com a sua enorme coragem de lutar pelos mais elementares direitos de Cidadania, dos quais hoje todos beneficiamos.

 

CONFERÊNCIA MUNDIAL DO DARSHANA / FILOSOFIA E CIÊNCIA - 23 de Junho (Sábado) 

Como sempre no Dia anterior – Sábado 23 de Junho – a partir das 9:00h teve lugar a CONFERÊNCIA MUNDIAL DO DARSHANA /FILOSOFIA E CIÊNCIA desta vez no TEATRO MUNICIPAL PAX JULIA. Este ciclo de Conferências contou com a participação dos Grandes Mestres do Yoga Mundiais e Escolas do Yoga Internacionais e Nacionais (entre eles Dr. Nagendra – Presidente da Vivekánanda Yoga University de Bengaluru – Índia e cientista da NASA, Dr. Sharma representando o Keivalyadhama Yoga Institute da Índia, D.R. Karthikayan – Conselheiro da Human Rights and Responsibilities e Presidente da Foundation for Peace, Harmony and Good Governance da Índia), entre muitos outros.

 

Os cientistas Igor e Grichka Bogdanov expuseram os seus mais recentes estudos, e lançaram em Portugal o seu novo livro, “A Mente de Deus”- uma reflexão sobre a origem do Universo, desde o instante zero, passando pelos momentos 10 – 45 s, e 10 – 33 s, e também o Tempo de Plank, e o Muro de Plank.

 

A noite encerrou com um espetáculo de beleza e harmonia, pelo Pashupati – Demonstradores do Yoga Tradicional Avançado, numa apresentação centrada na importância do papel de todos os verdadeiros Mestres do Yoga do Planeta, e da sua importância na Evolução pessoal, na auto exigência, na tolerância e na construção de uma verdadeira Fraternidade Humana Mundial.

 

Este Dia contou também com uma apresentação do MÁYÁ – Grupo de Teatro Amador da Confederação Portuguesa do Yoga que levou a palco a encenação das Cartas da Soror Mariana Alcoforado.

 

Na Sexta Feira – dia 22 de Junho, as comemorações do Dia mundial do Yoga começaram com uma Noite Cultural com o concerto da Cantora Teresa Salgueiro que apresentou o seu último álbum “O Mistério”.

Nessa noite houve igualmente uma visita ao Núcleo Museológico do Sembrano em Beja, orientada pelo arqueólogo Dr. Rui Aldegalega, onde no subsolo de Beja / a Pax Julia Romana, numa zona estimada em cerca de 2.500 anos, foi feita uma sensacional descoberta à escala mundial – um ser numa invulgar posição, que no Yoga é designada por «posição de lótus» (ou então em siddhásana). Tal que significa que alguém (um Grande Mestre?) terá “partido” em Meditação / Iluminação! Algo muitíssimo raro, se não inédito, nesta época, no chamado “Ocidente”, o que torna a Lusitânia / Portugal (aparentemente) um local único – fora da Grande Índia – em matéria de Yoga / Meditação.

 

para saber mais consulte aqui